Águas de São Pedro

O caldeirão para essa mistura única será Águas de São Pedro, a estância hidromineral que consegue unir qualidade de vida e lazer como poucas no Brasil.

Localizada a 187 km de São Paulo, a charmosa cidade é famosa por suas fontes naturais, que atraem turistas de todo o país em busca das suas famosas águas de valor medicinal.

Fundada em 25 de julho de 1940 por Octavio Moura Andrade, o município é o segundo menor do Brasil em extensão territorial, o que faz da cidade o refúgio perfeito para quem busca tranquilidade e conforto.

Contribuem para isso suas importantes áreas verdes – das quais se destacam dois grandes parques, além do minijardim municipal – e sua excelente infraestrutura, sendo Águas de São Pedro considerada a melhor estância do Estado de São Paulo neste quesito.

Com tudo isso, a estância consegue manter suas características voltadas à melhora da qualidade de vida de sua população e visitantes.

O Fundador

Octávio Moura Andrade, o fundador de Águas de São Pedro, entrou para a história como um dos maiores empreendedores do país. Foi ele quem transformou uma região decadente, que pereceu com o degaste do solo pela plantação de café e pelo fracasso na exploração de petróleo, em uma estância hidromineral de fama internacional.
Dr. Octavio foi o responsável pelo projeto da cidade, incluindo o Grande Hotel, uma obra grandiosa, inspirada pela arquitetura art déco dos anos 40.
Além do Hotel, uma de suas grandes paixões foi a aviação. Proprietário de diversos aviões durante a vida, era normal vê-lo viajando a negócios ou em lazer com a família.
Duas histórias curiosas cruzam a biografia do Dr. Octavio com o nosso festival. A primeira era que ele tinha fama de bom gourmet e que fazia questão de sempre comer bem e de degustar bons vinhos, sendo habitué de diversos restaurantes famosos na Europa. A segunda é um fato ligado à sua lua-de-mel. Assim que casou com Celina, sua primeira e única esposa, embarcou em seu avião e rumou para os Estados Unidos, tendo como uma das escalas a lendária cidade de New Orleans, considerada o berço e a capital mundial do jazz.

Conheça os Pontos Turísticos

Spa Thermal Dr. Octavio Moura Andrade

Para quem busca banhos medicinais, o Spa Thermal é a principal atração da estância. Seu ambiente é ideal para quem procura aliar bem estar, estética e saúde. Aqui o visitante encontra diversas opções de banho, desde os medicinais até os banhos relaxantes, esfoliantes, aromatizantes, estimulantes e terapêuticos. Para complementar, há as opções de sauna e massagens. As águas estão disponíveis a todos.spa_thermal

Fontanário Municipal

Para quem preferir apenas degustar as águas minerais, o endereço certo é o Fontanário Municipal. É lá que se encontram as três fontes de águas medicinais da cidade:

Fonte da Juventude: (água sulfurosa) indicada para o tratamento de reumatismo, diabete, alergia, asma, colites, moléstias da pele, intoxicação e inflamação.

Fonte Gioconda: (água sulfatada sódica radioativa) indicada para tratamento de fígado, vesícula biliar e intestinos.

Fonte Almeida Salles: (água bicarbonata sódica) indicada para o tratamento de azia, excesso de acidez gástrica, diabete e cálculos renais.

fontanario

Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade

Com diversas espécies de árvores, abriga o bosque municipal. Bom local para caminhadas, cavalgadas, passeios com trenzinho e charretes; lago com gansos e patos; dentro deste grande parque encontra-se o Grande Hotel São Pedro, o Balneário, o Fontanário e o Monumento das Águas.

parquemunicipal

Lago das Palmeiras

Criado em 1976, o lago já foi utilizado para pesca de arremesso, prática de motonáutica e pesca. Com o tempo, acabou por propiciar o surgimento de uma várzea a jusante do represamento, onde várias espécies típicas do banhado acabaram migrando.

represadaspalmeiras

Praça Dr. Octavio Moura Andrade

Possui espelho d’agua, fontes luminosas, esculturas e um belo projeto de paisagismo. Nos arredores há quiosques que oferecem alimentação, além de pista de mini-kart e brinquedos.

pracaoctaviomoura

Torre Angelo Balloni

Foi utilizada como uma das torres de prospecção de petróleo, quando buscou-se o “ouro negro” na região. O insucesso da perfuração acabou resultando na descoberta das águas medicinais.

torreangelo

Mini Horto

Bosque com quiosques, árvores, lagos com criação de carpas. Possui cinco mil mudas de plantas e estufa para o desenvolvimento de mudas. Abriga a Casa de Santiago, em homenagem a Santiago de Compostella, e acolhe os caminhantes que fazem o “Caminho do Sol”, um roteiro que faz homenagem ao famoso Caminho de Santiago. São mais de 200km, partindo de Santana do Parnaíba, entrecortando diversas cidades, e com destino em Águas de São Pedro.

minihorto

Capela Nossa Senhora Aparecida

Localizada no ponto mais alto da cidade (612m), foi construída em 1946 pelo fundador da estância, Dr. Octavio Moura Andrade. Sua arquitetura de estilo suíço é cercada por 12 pinheiros que representam os apóstolos de Cristo. É o marco inicial e histórico da fundação da cidade.

capela_noturna

Parque das Águas

Localizado próximo ao portal de entrada da cidade. Reúne entretenimento, esporte, lazer e natureza. Conta com jardins e gramados em harmonia com ambientes para a prática de exercícios físicos: pista de cooper, rampa de skate e ciclovia. A entrada é franca. Aberto ao público 24 h.

Deixe seu comentário

#GOURMETJAZZFEST

Facebook Twitter GooglePlus Instagram Spotify