Compartilhe com seus amigos!

Há 45 anos na estrada, com mais de 400 shows mundo afora e 100 mil cópias de cds vendidos, a carreira da brasileira Traditional Jazz Band  é um marco mundial.   

Tradicional Jazz Band (TBJ)

Formada por Alcides Lima, o Cidão (bateria e washboard), Edo Callia (piano), Eduardo “Dudu” Bugni (banjo e violão), William Anderson (Trombone), Carlos Chaim (contrabaixo), Austin Roberts (trompete) e Marcos Mônaco (clarinete, sax-alto, sax-tenor, sax-soprano e flauta), a TBJ é pura diversão no palco.

Além de ser uma das bandas de jazz tradicional há mais tempo na estrada,  suas apresentações são conhecidas pelo bom humor e a diversão dos músicos no palco. Quem for assistir ao Gourmet Jazz Festival, terá a certeza de prestigiar uma das mais vigorosas  big bands em atividade do mundo.

O começo

Em 1964, um grupo de jovens universitários paulistanos se apaixonou pelo jazz tradicional de New Orleans e resolveu recriar uma banda com o mesmo espírito, mas com personalidade brasileira. Assim nascia a Traditional Jazz Band.

O contexto político nacional conturbado da época, a explosão cultural do pop com Beatles, Rolling Stones, Bossa Nova, além da dificuldade de conseguir os instrumentos, na maioria importados, não os fez perder nunca a vontade de persistir no jazz.

E essa vontade toda fez a TBJ ser considerada pela crítica especializada a maior banda de jazz tradicional da América Latina.  Seguindo os grandes mestres do gênero, como Duke Ellington, Fats Waller, Count Basie, entre outros, a banda consegue imprimir um jeito próprio às suas interpretações. No seu repertório, novos arranjos e releituras para temas já consagrados, alguns com versões em português.

Projetos Próprios

Nestes 45 anos, foram 22 cds lançados, além de composições de trilhas de  filmes do cineasta Walter Hugo Khouri (Eros, Amor Estranho Amor e Forever). Em 1990, a TJB iniciou o projeto “Vamos ao Jazz”, com shows semanais e ao vivo com 20 programas e mais de 250 temas diferentes.  No mesmo ano, também organizou  o espetáculo Mr. Jazz  nos modelos da Broadway, com a participação de bailarinos e do cantor Miéle.

Outro projeto bem sucedido, Show Train, foi feito num vagão-palco no ano de 1993, onde percorreu 16 estações ferroviárias de São Paulo levando ao público um espetáculo gratuito. Segundo a banda, muita gente que nunca soube o que é jazz passou a gostar do ritmo e se tornou fã.

Para conhecer mais sobre fenômeno chamado Tradicional Jazz Band e se deliciar com sua interpretação impecável de grandes clássicos, basta acessar o link  do seu último cd https://www.youtube.com/watch?v=d7Ecwz-N91M


Traditional Jazz Band ao vivo

Venha conferir o show da Traditional Jazz Band no Gourmet Jazz Festival 2015. É só garantir seu ingresso gratuito pelo nosso site.

Adquira já seu vale-ingresso
Comente!
Compartilhe com seus amigos!