Compartilhe com seus amigos!

O saxofonista e arranjador Marcelo Monteiro já é conhecido de longa data da cena instrumental brasileira. A marca inconfundível do seu som é uma diversidade que tem a cara de São Paulo: fortes influências do jazz contemporâneo, grooves do funk, ritmos brasileiros como o baião, além de música indiana e africana.

Ele e sua banda, formada por Amilcar Rodrigues (Trompete), Daniel Amorin (Baixo), Marcelo Castilha (piano e teclados), Matheus Prado (Percussão) e Mauricio Caetano (Bateria) serão um dos destaques do segundo dia do Gourmet Jazz Festival 2015.

Marcelo Monteiro e suas múltiplas parcerias.

Sua vivência musical começou na adolescência, iniciando seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com flauta transversal, até chegar ao sax. Em sua jornada, foi acompanhado por professores como Jean Noel Saghard, Marta Ozzeti, Demétrio Lima, Mané Silveira, Vinícius Dorin, Claudio Ferreira, Roberto Sion, entre outros.

Atualmente, Marcelo Monteiro é presença frequente nas principais casas de jazz de São Paulo e em muitos festivais Brasil afora. Como sideman, já tocou com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Cauby Peixoto, Rita Ribeiro, Emicida, Zezé Motta, e dividiu palco com Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Paulinho Moska, Edgard Scandurra, Luís Melodia, Luiza Possi, Mariana Aydar, Arrigo Barnabé, Wilson Simoninha, Fernanda Porto, Chico César, entre outros. No seu currículo, também consta a participação na trilha sonora do filme nacional “O Amor Segundo B. Shianberg”, de Beto Brant.

Trabalho autoral

Após ter participado de dezenas de álbuns em parceria com outros músicos, em 2012 Marcelo lança seu primeiro cd solo com oito músicas autorais, gravadas com um trio de base formado por sax, baixo acústico e bateria, e algumas participações como trompete e trombone. Faixas como Espelho, Praça da Sé, Gengibre, Tuntun e Samsara impressionam pela qualidade do arranjo e a fluidez de seu jazz contagiante.

Já em 2015, lança seu segundo álbum intitulado Rasante que, segundo o autor, traz uma atmosfera jazzística brasileira com bastante grooves. Todas as faixas foram gravadas com um quinteto de base (sax, trompete, baixo, teclados e bateria) e também contou com a participação de Guilherme Kastrup nas percussões e um trio de cordas.

Você pode descobrir mais sobre a carreira de Marcelo no seu site oficial, que contém músicas e vídeos para download www.mmsax.com

Na apresentação de Marcelo para o programa Sesc Instrumental Brasil, você pode conferir essa mistura de ritmos e o famoso groove de alma paulistana que faz o som de Marcelo ser inconfundível https://www.youtube.com/watch?v=RVfI19rT0So

Já o canal do Spotify do Marcelo traz os seus dois CDs https://play.spotify.com/artist/2toMmE1j1zvEIdZCmTJbGd

 

Marcelo Monteiro ao vivo

E que tal conferir o show do Marcelo Monteiro Sexteto ao vivo? E melhor, de graça! Corra para o nosso site e garanta já seu ingresso para o Gourmet Jazz Festival 2015.

Adquira já seu vale-ingresso

Comente!
Compartilhe com seus amigos!