Compartilhe com seus amigos!

O fundador de Águas de São Pedro, Dr. Octavio Moura Andrade, tem uma história ligada ao empreendedorismo. Não só foi o fundador da cidade, como também do Grande Hotel São Pedro. Sua história merece ser preservada. Ainda mais por conter peculiaridades, como sua paixão por aviões e o gosto por bons pratos.

Um sonho de cidade

E assim surgiu das possibilidades naturais latentes, mais um núcleo de cidade futura, daquele gênero que Jean Brunhes chamara de “cidade de vontade”, porque nunca surgiriam sem que alguém as sonhasse e pusesse a seguir toda sua vontade criadora no trabalho de transformar em realidade o seu sonho“. Águas de São Pedro, 27 de fevereiro de 1.941 – Embaixador Josué de Castro. (de uma página do “Álbum de Ouro” do Dr. Octavio Moura Andrade)

Águas de São Pedro foi fundada em 25 de Julho de 1940. Seu fundador, Dr. Octavio Moura Andrade, entrou para a história como um dos maiores empreendedores do país. Foi ele quem transformou uma região decadente, que pereceu com o degaste do solo pela plantação de café e pelo insucesso na exploração de petróleo, em uma estância hidromineral de fama internacional.

Dr. Octavio foi o responsável pelo projeto da cidade, incluindo o Grande Hotel, uma obra grandiosa inspirada pela arquitetura art déco dos anos 40. Além do Hotel, uma de suas grandes paixões foi a aviação. Proprietário de diversos aviões durante a vida, era normal vê-lo viajando a negócios ou em lazer com a família.

De gostos requintados,  tinha como hobbies a fotografia e a filmagem. Assim, documentou toda a construção da estância, registrando o seu sonho tornando-se realidade. A Capela Nossa Sra. Aparecida, que ele mesmo construiu, guarda hoje seus restos mortais.

 

Bons pratos e a capital do jazz

Duas histórias curiosas cruzam a biografia do Dr. Octavio com o nosso festival. A primeira era que ele tinha fama de bom gourmet e que fazia questão de sempre comer bem e de degustar bons vinhos, sendo habitué de diversos restaurantes famosos na Europa. A segunda é um fato ligado à sua lua-de-mel. Assim que casou com Celina, sua primeira e única esposa, embarcou em seu avião e rumou para os Estados Unidos, tendo como uma das escalas a lendária cidade de New Orleans, considerada o berço e a capital mundial do jazz.

Seu legado merece ser conhecido e preservado. Para saber mais sobre o Dr. Octavio Moura Andrade, vale ler o livro de Silvia Saint Pierre: “Octavio Moura Andrade – o sonho de um empreendedor”, Senac, São Paulo, 2007.


 

Fontanário Municipal: as fontes de toda história da cidade

Já que a cidade existe graças à descoberta das fontes, na sua visita a Águas de São Pedro elas com certeza merecem ser conhecidas. Afinal, degustar águas tão especiais combina muito bem com um evento gourmet. Passe pelo Fontanário Municipal, que também é um dos legados deixados por Octavio Moura Andrade.

Adquira seu vale-ingresso

Comente!
Compartilhe com seus amigos!