Compartilhe com seus amigos!

Jon Faddis é um dos maiores nomes do trompete da atualidade. Se não, de todos os tempos. Em sua carreira, já trabalhou com alguns dos músicos mais conceituados do mundo do jazz como Dizzy Gillespie, Count Basie, Charles Mingus, Stan Kenton, Thad Jones e Lionel Hampton.

Seu trompete característico pode ser reconhecido em centenas de gravações e diversas trilhas sonoras para o cinema e televisão, incluindo uma participação no filme “Os irmãos cara-de-pau 2000”.

Jon Faddis.

Jon Faddis é músico, maestro, compositor e educador. Marcado tanto por sua integridade como pelo seu bom humor, Faddis ganhou elogios de seu grande amigo e mentor John Birks “Dizzy” Gillespie, que declarou “Ele é o melhor de todos os tempos, inclusive melhor que eu!” Como trompetista, Faddis possui um domínio praticamente inigualável de seu instrumento, tornando o quase impossível parecer fácil de ser executado.

Nascido em 1953, Faddis começou a tocar aos sete anos, inspirado por uma apresentação de Louis Armstrong no Ed Sullivan Show. Bill Catalano (um ex-aluno da banda Stan Kenton) introduziu Faddis à música de Dizzy Gillespie. Em seguida, encontros com Dizzy Gillespie no Monterey Jazz Festival e em workshops de Jazz em San Francisco deram início a uma amizade única entre Gillespie e Faddis, que durou quase três décadas.

Dois dias antes de seu aniversário de 18 anos, Faddis ingressou na banda de Lionel Hampton como um dos solistas, mudando de Oakland para Nova York. Pouco depois de chegar em Manhattan, Faddis foi convidado a integrar a Orquestra de Thad Jones/Mel Lewis no Village Vanguard. Rapidamente ele se tornou o trompetista principal da banda. Ele logo formou seu próprio quarteto, e começou a dirigir orquestras, incluindo a United Nation Orchestra, the Dizzy Gillespie 70th Birthday Big Band, the Dizzy Gillespie Alumni All-Stars, the Chicago Jazz Ensemble (2004-2010), the Carnegie Hall Centennial Big Band, the Carnegie Hall Jazz Band (1992-2002), and the Jon Faddis Jazz Orchestra of New York (2003-até a data atual). Faddis também atuou como maestro convidado da Lincoln Center Jazz Orchestra e da Orquestra Sinfônica de San Francisco.

Seu trompete característico aparece em centenas de registros e inúmeras trilhas sonoras para cinema e televisão. Incluindo o filme “Os irmãos cara-de-pau 2000”, com Dan Aykroyd e John Goodman, onde Faddis faz uma participação.

Jon Faddis é conhecido em todo o mundo como um dos mais inovadores e inspiradores trompetistas de jazz do nosso tempo. Comprometido com a educação de jovens músicos, ele frequentemente realiza clínicas e aulas para a novas gerações de músicos de jazz.

Seja qual for o contexto – salas de aula ou salas de concertos – e seja qual for o estilo, Jon Faddis simboliza o melhor do Jazz. Acompanham Faddis ao Brasil nomes como o pianista David Hazeltine, o baixista Kiyoshi Kitagawa e o baterista Dion Parson.


 

Jon Faddis se apresenta no palco principal do festival, no Centro de Convenções. Os vale-ingressos são gratuitos. Garanta o seu!

Adquira seu ingresso

 

Ouça a rádio que criamos no Spotify do Jaddis!

Ou abra ela em outra aba.

Comente!
Compartilhe com seus amigos!